quinta-feira, 9 de julho de 2020

Desconstruindo imagens


Sétima postagem

Continuação - Letramento Crítico Visual


Como diz o ditado, 'uma imagem diz mais que mil palavras'. Em outras palavras, as imagens se comunicam de forma sucinta. É justo dizer que vivemos em uma era visual, na qual estamos cercados por imagens e telas.  Como as imagens se comunicam com as palavras? Aqui estamos estudando uma introdução à semiótica , o estudo de como o significado é construído através dos signos. Significado e significante.
O que a imagem de uma maçã poderia significar? Naturalmente, a resposta a essa pergunta hipotética depende do contexto em que você está. Ao analisar uma imagem, é importante diferenciar entre o significante  e o significado. Vamos fazer uma pequena análise?

Figura 1


Figura 2


Figura 3


Explique a diferença entre  significado e significante /simbolo e ícone  usando as imagens das "maças" acima. 



Vídeo: Profa. Sâmia Carvalho

https://www.youtube.com/watch?v=PH2f_bOfyTY

1- O que é ler imagem  para Profa. Sâmia Carvlho?

2- O que é a Gramatica Visual segundo a Profa?

3- Cite algumas informações que você mais gostou na fala da  Profa neste vídeo?

4- Cite algumas informações que foram novas para você.

Os textos:

Você já leu  os textos acima... mas leia novamente e  responda:

1- O que Letramento  Visual Crítico ?

2- O que é um texto multimodal?

3- Faça uma atividade pedagógica/linguística  com  o seu vídeo apresentado em sala de aula. ( Desenvolver/Criar  uma metodologia/atividade de ensino de leitura de imagem com texto multimodal).

4- Responder a questão da cruz semiótica aqui.
Explique como este exemplo ( da professora em sala de aula - exercício anterior)  pode exibir os quatro componentes da “cruz semiótica”, se possível, faça uma  breve descrição de como eles trabalham juntos, um com o outro, para criar uma experiência significativa.



Sem comentários:

Enviar um comentário