Sétima postagem
Continuação - Letramento Crítico Visual
Como diz o ditado, 'uma imagem diz mais que mil palavras'. Em outras palavras, as imagens se comunicam de forma sucinta. É justo dizer que vivemos em uma era visual, na qual estamos cercados por imagens e telas. Como as imagens se comunicam com as palavras? Aqui estamos estudando uma introdução à semiótica , o estudo de como o significado é construído através dos signos. Significado e significante.
O que a imagem de uma maçã poderia significar? Naturalmente, a resposta a essa pergunta hipotética depende do contexto em que você está. Ao analisar uma imagem, é importante diferenciar entre o significante e o significado. Vamos fazer uma pequena análise?
Figura 1
Figura 2
Figura 3
Explique a diferença entre significado e significante /simbolo e ícone usando as imagens das "maças" acima.
https://www.youtube.com/watch?v=PH2f_bOfyTY
1- O que é ler imagem para Profa. Sâmia Carvlho?
2- O que é a Gramatica Visual segundo a Profa?
3- Cite algumas informações que você mais gostou na fala da Profa neste vídeo?
4- Cite algumas informações que foram novas para você.
Os textos:
Você já leu os textos acima... mas leia novamente e responda:
1- O que Letramento Visual Crítico ?
2- O que é um texto multimodal?
3- Faça uma atividade pedagógica/linguística com o seu vídeo apresentado em sala de aula. ( Desenvolver/Criar uma metodologia/atividade de ensino de leitura de imagem com texto multimodal).
4- Responder a questão da cruz semiótica aqui.
Explique como este exemplo ( da professora em sala de aula - exercício anterior) pode exibir os quatro componentes da “cruz semiótica”, se possível, faça uma breve descrição de como eles trabalham juntos, um com o outro, para criar uma experiência significativa.
4- Responder a questão da cruz semiótica aqui.
Explique como este exemplo ( da professora em sala de aula - exercício anterior) pode exibir os quatro componentes da “cruz semiótica”, se possível, faça uma breve descrição de como eles trabalham juntos, um com o outro, para criar uma experiência significativa.
Sem comentários:
Enviar um comentário