Letramento Crítico Visual
Analisando textos multimodais
https://www.youtube.com/watch?time_continue=142&v=vOXZkm9p_zY
( Eli & Simone)
https://www.youtube.com/watch?time_continue=260&v=OIT0ucf_gys
( Fred & Anésio)
https://www.youtube.com/watch?time_continue=4&v=9SRxBTtspYM&feature=emb_logo ( Marcos & Brisia)
Observar apenas as imagens..
Vamos analisar os textos multimodais seguindo este guia abaixo e depois apresentar em sala online próximo encontro.
Este guia contém perguntas importantes a serem consideradas ao analisar textos visuais. Use-o para concluir a tarefa.
1- O texto visual - informação técnica
1-Tipo : anúncio, capa de revista, cartaz, fotografia de notícias
2-Modo: papel, eletrônico, quadro de avisos
3-Fonte: publicação impressa ou eletrônica
4-Objetivo principal: informar, persuadir, divertir
5-Assunto: do que se trata?
6-Público: quem é o público-alvo ou audiência?
7-Data: Quando o texto foi composto?
8-Compositor (es): fotógrafo de notícias, diretor criativo, designer gráfico
9-Contexto: pessoal, social, histórico, cultural, local de trabalho
2- O texto visual- ponto de vista
1-Quais os problemas sociais relatados/mostrados no vídeo?
2-Onde o vídeo foi produzido?
3-Qual o propósito especial do vídeo?
4-Por que o autor do vídeo seleciona esses elementos específicos? O
que você não vê? ( o que você acha que ele deveria ter colocado)
5-Quem poderia ser o público principal?
6-O que te faz dizer isso?
7-Há algo no texto / textos que é deixado para a imaginação do leitor?
8-Que contraste que o autor mostra na imagem? ( se tiver algum contraste)
9-Com base no que você sabe, lista três coisas que você pode inferir a
partir destas
imagens.
10-Faça um breve resumo do que você sabe sobre o texto.
OBS: O guia é guia... não é obrigatório você seguir passo a passo ou por numeração. Fique livre para apresentar os tópicos ou até mesmo acrescentar tópicos. Seja criativo!
OBS: O guia é guia... não é obrigatório você seguir passo a passo ou por numeração. Fique livre para apresentar os tópicos ou até mesmo acrescentar tópicos. Seja criativo!
As análises das respostas dessa atividade não têm por objetivo aprovar ou reprovar, considerar correta ou errada a resposta do aluno/participante, mas fornecer-lhe feedback sobre seu senso crítico. A aquisição da criticidade é importante nesse tipo de atividade, pois os professores não podem dar a interpretação “correta” de um elemento específico visual, e sim estimular a visão crítica para que eles possam construir e explanar seus pontos de vista.
Semiótica
A semiótica é a "ciência" dos signos e o design é a "arte" de fazer signos.
A Cruz Semiótica consiste em:
• o objeto (significado)
• a palavra (significante)
• o sinal (representação / inferência)
• a imagem da mente (interpretação)
A natureza da interpretação do signo - a interpretação inclui a codificação do significante com base no significado.
O remetente/produtor/falante/escritor executa um sinal. Este sinal codifica um mensagem que precisa ser decodificada pelo destinatário. ( Os sinais geralmente são produzidos para o propósito de ser decodificado ou interpretado).
A menor unidade de análise na semiologia de Saussure é o signo, composto de um significante ou padrão sensorial, e um significado, o conceito que é evocado na mente pelo significante
Tendo este conceito de Saussure como âncora, complete o que se pede com relação ao signo abaixo
Contexto: A professora em sala de aula.
Quem é o remetente:
Quem é o destinatário:
Qual é o significado:
Qual é o significante:
Qual é o código:
Qual é a mensagem:
Explique como este exemplo ( da professora acima) pode exibir os quatro componentes da “cruz semiótica”, se possível, faça uma breve descrição de como eles trabalham juntos, um com o outro, para criar uma experiência significativa.
Sem comentários:
Enviar um comentário